+55 82 3260-1191 : 98705-3820 : 98112-6298 : 99144-8886

9.8112-6298 : 9.9144-8886       @ecosdomar

reservas@pousadaecosdomar.com.br

A Praia do Francês

Uma das praias mais conhecidas de Alagoas, a praia do Francês fica a apenas 33 quilômetros de Maceió, no município de Marechal Deodoro. O tom das águas - que vai do verde claro ao azul intenso - é tão variado quanto seu público.

Uma vez na região, aproveite para fazer um passeio de barco até o Saco da Pedra, repleto de piscinas naturais, barracas simples e muita paz. Vale a pena também conhecer o Centro Histórico de Marechal Deodoro, com igrejas, conventos e museus; e ver de perto os trabalhos das rendeiras da cidade, encontrados no Espaço Cultural Santa Maria Madalena.


Localização

Localizada a 18 km de Maceió, Alagoas, é uma praia bela com enseada natural, uma vegetação de restinga preservada e excelentes ondas para o surf.

História

Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. Daí a origem do nome, inicialmente chamada de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até a atual Praia do Francês.

Alguns conflitos existiram entre índios e invasores, posteriormente entre Franceses, Holandeses e Portugueses em disputas por bens e territórios.

Praia pertencente ao Município de Marechal Deodoro, berço do Proclamador da república, assim como do Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil e famoso por suas conquistas bélicas.

Geografia

A população local afirma que a praia tem essa denominação devido ao fato de, à época do Brasil Colonial ser um dos locais freqüentados por contrabandistas franceses de pau-brasil. O canto esquerdo da praia possui infra-estrutura com bares, restaurantes, piscinas naturais e ondas calmas, pois é protegido pelos arrecifes. O lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, razão pela qual é procurado por surfistas, e para campeonatos de surf.

As suas águas variam do azul turquesa ao verde escuro e a areia é clara e fofa.

Atividades

Meses de verão são bons para o kite surf. Hoje é uma das praias mais badaladas de Alagoas, na enseada é possível mergulhar, passear de barco, jet-skis, banana-boat e até ultra-leve. Existem diversas palhoças com petiscos, frutos do mar etc.

Na faixa de praia aberta quebram boas ondas para o surf, e é possível ir caminhando até a Barra de São Miguel, outro paraíso de águas límpidas.

© 2015 Pousada Ecos do Mar. Todos os direitos reservados.